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sexta-feira, outubro 8

SOCIALIZANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO EM SALA DE AULA

Projeto: “Chá Literário”

A idéia de desenvolver este projeto partiu da necessidade de se trabalhar usando as tecnologias para concretização da atividade do curso sobre Tecnologias na Educação. Uma vez que, já havia trabalhado planejamento de aulas, mas não tinha ainda a experiência com projetos e os recursos tecnológicos, considerando que o conteúdo proposto favorecia tal proposta e que eu já contava com um público alvo, os alunos.
Os participantes da experiência são alunos da EJA da 5ª série, usamos como instrumento norteador o planejamento, o software, e as orientações do guia do cursista tudo com registro tendo a finalidade de ajudar a pensar e construir a análise.
A proposta foi trabalhar um “Chá Literário” onde prevaleceu a pesquisa e organização da atividade sobre Poema. De posse das tecnologias que estão modificando o relacionamento com a mídia tradicional, naquele momento percebi que os alunos deixaram de ser meros receptores ou consumidores de imagens e notícias e assumiram o perfil de produtores de imagens e de editores de notícias, enfim, são emissores.
Usamos as tecnologias para pesquisar os diversos tipos de poemas, após exposição das pesquisas, utilizou-se da filmagem e registro de tais resultados, após a seleção dos melhores poemas gravamos na voz de alguns alunos a leitura dos poemas selecionados, montamos um grupo para digitar os convites para a culminância do projeto, enquanto outros lançavam no PowerPoint a apresentação dos poemas classificados que posteriormente seriam lançados no data show para apreciação no Chá Literário com a participação de todos os alunos da 5ª série.
O que ficou como resultado positivo é que a apropriação cada vez mais de conhecimentos para a ampla utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis nos dias atuais, acaba criando possibilidades de uso dessas tecnologias que aguce no aluno o interesse pelo o conteúdo proposto com maior capacidade de interpretação, síntese e criatividade, uma vez que, a escola é o espaço apropriado para ensinar como as pessoas devem se portar diante das tecnologias.
O conteúdo trabalhado desenvolveu um conjunto de inovações e atividades com interesse didático-pedagógico, como: intercâmbio, produção de texto em poemas, elaboração de convites, permitindo desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem centrado nas atividades, na importância da interação social e no desenvolvimento de um espírito de colaboração e de autonomia nos alunos.
As contribuições favoreceram os alunos em múltiplas experiências, como o aprender a interdisciplinaridade no momento em que realizávamos o projeto. Ficou percebido que a integração das novas tecnologias nas aulas está gerando grandes expectativas, pois estes novos recursos, percebidos só agora, coloca algumas possibilidades de trabalhos mais atrativas e potencialmente inovadores, que se pode pensar em atividades diversas dentro do planejamento disponível.
Diante desta realidade a aprendizagem caracteriza um novo paradigma, em que aprender passa a ganhar um novo significado, deixando de ser visto como uma simples aquisição e acumulação de conhecimentos, passando a ser concebido como um processo de apropriação individual e redefinindo o relacionamento estabelecido entre professor-aluno. A tecnologia sozinha não consegue ser a solução e colher os benefícios das mesmas. A aprendizagem se dá através da descoberta e o professor passa a ser um guia do aluno, com o uso das tecnologias permite a interatividade, onde o aluno adquire conhecimentos segundo os seus estilos individuais de aprendizagem e os conteúdos passam a ter sentido.

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