Numa sociedade de informações as habilidades de comunicar e negociar são condições de sobrevivência, pois o trabalho atual solicita, mais do que nunca, uma interação entre as pessoas e entre pessoas e máquinas. Requer, também, capacidade de resolver problemas, de síntese, de tomada de decisões, bem como a habilidade de gerar conhecimento novo ao longo da vida, levá-lo a aprender a pensar. Com a chegada das tecnologias está mudando a maneira de condução das pesquisas, de construção do conhecimento, a natureza das organizações e dos serviços, a forma de planejar e desenvolver atividades, implicando novos métodos de produção do conhecimento e, principalmente, seu manejo criativo e crítico.
Quando o professor norteia sua prática à aprendizagem fui positivamente. Para tanto, além de utilizar-se de recursos tecnológicos na sala de aula o educador terá como ação paralela sua mediação pedagógica, tornando suas aulas menos monótonas e mais motivadoras. Deste modo, o termo mediador refere-se à posição em que o educador coloca-se enquanto facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem. Essa ação produzirá um conhecimento significativo à vida do educando.
Promover diálogos constantes, trocar experiências, mediar debates, colocar os alunos frente a situações problemas são características de mediação pedagógica. Para tanto, faz-se necessário que o educador dê um novo sentido ao ato de educar e através de uma mediação onde o sujeito aprendiz torne-se o autor de ações que lhe possibilitarão atingir os objetivos desejados e assim venha crescer e se desenvolver. Portanto, sabe-se que os usos dos recursos tecnológicos na educação são necessários. Não basta escolher este ou aquele recurso a ser aplicado no processo de ensino aprendizagem, o importante é que o professor estabeleça uma mediação contínua, possibilitando a interação entre professor-aluno e aluno-aluno. Dessa maneira, a utilização da tecnologia na educação só terá importância enquanto instrumento facilitador da aprendizagem e para que isso aconteça é necessário traçar os objetivos que se pretende alcançar, para que assim saiba aonde quer chegar.
No mundo atual, dominar o mínimo possível dos recursos tecnológicos em especial os audiovisuais é de extrema importância. No entanto, não basta saber manuseá-los é necessário traçar objetivos que permitam ao professor nortear quando e aonde chegar. Dessa forma, o educando saberá direcionar e mediar o conhecimento teórico aos avanços tecnológicos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário