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sexta-feira, outubro 8

Conceito Currículo e TIC

Atualmente o currículo escolar não é o mesmo proposto pela tradição escolar e conservado de igual maneira por todas as escolas. Pode-se mesmo dizer que, na era da tecnologia, o currículo escolar se forma a partir das necessidades de cada escola e de cada aluno.
Neste sentido, o currículo escolar passa a ser definido como sendo todas as situações vividas pelo aluno dentro e fora da escola, seu cotidiano, suas relações sociais, as experiências de vida acumulada por esse aluno ao longo de sua existência.
A integração do trabalho com as novas tecnologias no currículo, como ferramentas, exige uma reflexão sistemática acerca de seus objetivos, de suas técnicas, dos conteúdos escolhidos, das grandes habilidades e seus pré-requisitos, enfim, ao próprio significado de educação.
O uso do computador na escola poderá ou não acontecer, na medida em que isso será determinado pelos professores, pelo currículo. Do mesmo jeito, serão os professores e o currículo que determinarão a sua forma de uso, a riqueza ou a pobreza desse uso. Da própria proposta educacional da escola dependerá a forma de uso do computador e das tecnologias digitais a ele associadas.
Desenvolver projetos no âmbito do currículo requer do professor familiarização com as tecnologias, para que então, ele possa analisar o currículo e inserir o uso das mesmas em suas práticas pedagógicas. Levando em conta a proposta curricular, os interesses dos alunos, as possibilidades de uso das tecnologias, efetivando assim, sua ação pedagógica através de projetos.

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