Hipertexto é um tipo de programa para a organização de conhecimento ou dados, a aquisição de informação e a comunicação. Ele veio alterar nossa noção de textualidade, pois é um texto plural, não possui um centro discursivo, margens, é produzido por um ou vários autores, está sempre mudando e recomeçando de maneira associativa, cumulativa, multilinear e instável.
A escolha por trabalhar hipertexto na educação vai ao encontro das teorias pedagógicas que defendem a autonomia, a interação e construção de conhecimento, sem contar que permite ao usuário, interagir dentro do próprio documento, proporcionando a interatividade e favorecendo a compreensão melhor do que se conhece, tanto na forma de usuário quanto na posição de autor. É, portanto, um recurso que pode ser utilizado também no planejar do professor como auxílio de aulas mais dinâmicas.
Os meandros do hipertexto proporcionam ao leitor uma experiência lúdica (para os mais experientes) ou confusa (para os iniciantes), porém, sabemos que “ler é preciso”, não importa o suporte escolhido. Os links possibilitam um passeio por múltiplos textos, os programadores determinam uma palavra para fazer esta ligação. O link é na verdade, uma ponte, um encontro entre produções textuais diferentes, propicia o fim das rígidas fronteiras entre os textos.
A navegação mostrou caminhos antes não percorridos, favorecendo assim a minha compreensão do que venha ser hipertexto com possibilidade de crescimento profissional.
sexta-feira, maio 21
Assinar:
Postagens (Atom)